A instituição, que comanda o setor em todos os sentidos no município, terá suas eleições marcadas para o dia 18 de junho deste ano, quando serão escolhidos diretores e membros do conselho. O consenso, que até então prevalecia desde a criação da Acebp, ficará em segundo plano, uma vez que apareceram duas chapas para a disputa, que promete ser acirrada.
De um lado, o conservadorismo – pilar que sustenta a entidade há mais de 60 anos no município e montou a credibilidade da Acebp. A chapa inscrita tem como cabeça o empresário Sérgio Coukier e congrega ainda nomes de peso como o do jornalista e polêmico Orlando Pimentel – presidente do Sicomércio - e do também polêmico Jorge Aiex, que fará parte do conselho deliberativo. Outro nome firme na questão é do ex-presidente da instituição, Altair Corrêa, que deve ser o vice neste grupo.
Por outro lado, surge a nova geração. Até então sendo amparada pela classe como um todo, os nomes novos seriam aclamados presidentes – não fosse o surgimento da chapa “conservadora”. O nome que lidera o grupo é o de Fábio Lima. Empresário novo, Fábio tem sua bagagem a administração do grande conglomerado de impressão do Sul Fluminense – a Gráfica Lima. Na chapa, nomes importantes do cenário empresarial, como os de Danilo Dineli e de Pablo Casa do Arroz.
Há de se respeitar ambas as chapas. Alguns nomes que formam ambas as chapas carregam consigo iniciativas de vanguarda, como a criação do Conselho da Mulher Empreendedora (na gestão de Gedeon Pereira) e o Jornal Correio Comercial (na de Adair Barbosa); a participação no cenário político municipal, contra ou a favor do Executivo; ou ainda manifestações que ampararam o Poder Público – como a que ajudou no fechamento da Ponte Metálica para caminhões com dois eixos e contra a implantação da Casa de Custódia (na gestão de Orlando Pimentel) no município barrense.
Uma das chapas possui a juventude em primeiro plano. O novo sempre assusta, mas há de se respeitar as figuras representativas nesta segunda opção, uma vez que eles estão sendo amparados por patentes altas da Acebp. Assim que várias instituições de classe puderam dar um salto de qualidade em vários pontos do mundo.
A briga vai ser boa e esperamos novidades por aí, seja com a permanência dos “caciques” da Acebp ou com o novo que surge. O que fica para os barrenses é que a entidade está fragilizada internamente e há gente descontente. Isso é bom para a democracia.
Bom dia!
ResponderExcluirEm relação as eleições acho interessante ter outra chapa para haver uma disputa saudável.Agora após as eleições seja lá qual chapa ganhar , espero que não ocorra uma divisão no comércio.Temos que respeitar as decisões dos associados de escolher os nossos representantes na Associação Comercial de Barra do Piraí. Vai aí o meu pedido.Um forte abraço
Danilo Dinelli
Barra Bella Corretora de Seguros Ltda
Obrigado pela postagem, caro Danilo.
ResponderExcluirTambém espero que este pleito seja apenas parte do processo democrático do país e não somente a 'rinha' que geralmente surge nas entidades de classe que pretendem mudar.
Abraços
Primeiramente quero parabeniza-lo por abordar este tema de extrema importância para a nossa cidade, a eleição na ACEBP. Porém me permita tecer alguns comentários e fazer algumas correções.
ResponderExcluirHoje, a ACEBP é presidida pelo Dr. Joesil S. Portela (Baronesa) que tem como seu vice-presidente o Sr. Elson Murilo e um dos diretores o Sr. Fábio de Lima (Gráfica Lima). Fábio se candidatou a presidente e Élson novamente a vice-presidente Montaram uma chapa para concorrer às eleições e assim, portanto, continuarem com sua gestão.
Perceba que tanto Fabio como Élson pretendem continuar com uma gestão que muitos entendem ter sido centralizadora e pouco produtiva para o comércio barrense. Esta sim é a chapa CONSERVADORA.
A chapa da RENOVAÇÃO que surgiu para implementar idéias inovadoras tem como candidato a presidente o Sr. Sidney Cukier (Magazin Paris), e a vice-presidente o Sr. Altair Corrêa (Anelise calçados).
Os nomes novos a quem você se refere em seu texto são a RENOVAÇÃO e não a outra que já está na administração, e pouco fez em prol do comércio e dos seus associados.
A Chapa 02, da RENOVAÇÃO, presidida por Sidney Cukier, quer mudar o estilo de administrar a ACEBP, ouvindo os sócios e empresários que nada puderam fazer gesta gestão, dinamizar o comércio com grandes campanhas, diminuir os custos e os excessivos gastos e participar de eventos filantrópicos e culturais.
Mas é preciso que fique bem claro que somos todos amigos e não queremos ‘rachar’a ACEBP. Apenas temos visões diferentes de administrar a nossa ACEBP que precisa e deve se envolver mais nos problemas do comércio e da nossa cidade para o bem de todos nós.
A nossa Associação Comercial pode ser muito mais do que ela vem sendo.
Um grande abraço
Sidney Cukier
Caro Frank
ResponderExcluirPara complementar meu comentário anterior,o meu nome é Sidney Cukier conforme está certamente relacionado em sua relação de endereços de e-mail, e não Sergio Coukier.
Abraços
Sidney Cukier