Resende - Cem alunos do Sesi plantaram na última quinta-feira, dia 8, no Café Faraó, em Volta Redonda, 300 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, dando início ao Projeto Cultivar no Sul Fluminense. Lançado em 2009, pelo Sistema Firjan, o projeto prevê o plantio de um milhão de mudas em todo o Estado, durante cinco anos. Já foram plantadas mudas no Batam, no Rio, e em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que participou do lançamento que compôs a programação dos 60 anos do Sipacon (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Sul do Estado do Rio de Janeiro), festejou a iniciativa do plantio no dia de comemorações do sindicato. “Com essa iniciativa, o Sipacon reforça a posição do empresariado no seu papel estratégico de mitigar o aquecimento global, ajudando na recuperação ambiental fluminense”, disse Eduardo Eugenio.
O objetivo do Cultivar é mobilizar empresas, estudantes e toda a sociedade para o enfrentamento das mudanças climáticas e para a recuperação da Mata Atlântica. Serão reflorestados 281 hectares de parques e reservas já existentes, além de 114 hectares em cinco novas áreas verdes municipais e 5 hectares em duas unidades Sesi/Senai-RJ. Depois do plantio, as áreas passarão por processo de manutenção como forma de garantir a sobrevivência das árvores.
Eduardo Eugenio destacou a importância da participação dos alunos da rede Sesi/Senai. “Essa ação aproveita a capilaridade das escolas do Sesi e do Senai e seu grande número de alunos para disseminar a cultura da sustentabilidade, por meio da educação ambiental”. Na ocasião, o dirigente recebeu a Moção de Aplausos da Alerj pela contribuição ao desenvolvimento do estado.
O presidente do Sipacon, Luiz Sidrim Aragão e Melo, por sua vez, também ressaltou a participação das crianças. “Estamos encantados com as crianças que aqui vieram cuidar de um pouquinho do futuro do nosso país”, disse Sidrim. De acordo com o presidente da Representação Regional da Firjan no Sul Fluminense, Henrique Nora, a Firjan estuda também o plantio nas cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa e Três Rios. Mais informações sobre o Projeto Cultivar podem ser obtidas pelo endereço www.firjan.org.br/cultivar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário